Nunca deixam de ser fascinantes
Não é segredo que meus lugares prediletos são Urubici e Serra do Rio do Rastro. Muito fácil de perceber isso, não é mesmo? Afinal, falo bastante deles em meu blog e redes sociais. Sempre volto para essas regiões que tanto me fascinam e me fazem sair da zona de conforto.
No dia 26 de novembro de 2022, tive a oportunidade de estar em Urubici graças ao pedal organizado pelo Floripa Bike Club Experience. Saímos de Floripa na madrugada de sábado e chegamos em Urubici com dia ensolarado. O desafio começou no portal de entrada da cidade, na SC 110, rumo ao Caminho do Invernador. Quando concluímos esse trecho de terra e entramos no asfalto da SC 370, o tempo mudou. Passou a chover no sentido à Serra do Corvo Branco, nosso próximo destino. Do outro lado da SC 370, o céu estava claro. Mesmo assim, fomos adiante, pois todos nós já encaramos pedal com chuva.

Ao me aproximar do final do trecho de asfalto na SC 370, eu estava exausta. Dormi pouco, pois participei de celebrações familiares no dia anterior. Sabia que ia me cansar logo, mas não quis cancelar o passeio. Só de pedalar um pouco em Urubici já valeria muito a pena. Então, parei na parte onde inicia a estrada de terra da Serra do Corvo Branco e fiquei descansando na van. A chuva engrossou e me preocupei com os demais ciclistas. O que eu podia fazer? Orar! Deus cuidou de cada um deles e todos retornaram cheios de lama com um sorriso enorme no rosto! Orgulho deles, pois me inspiram sempre a pedalar.
Enquanto o pessoal tomava banho em um posto de gasolina, pude ver um grande amigo que mora em Urubici. Foi ele quem deu as dicas de grupos de pedais existentes na época em que comecei a pedalar em Floripa. Gratidão eterna ao Freitas por tantos ensinamentos, especialmente sobre o ciclismo! Após o almoço no Restaurante Tradição, no centro da cidade e sem chuva, voltamos para Floripa. Cada um vibrando de alegria pela empreitada cheia de lama!



2023 chegou e logo veio o primeiro pedal desafiador do ano: a Serra do Rio do Rastro! Os dias de janeiro estavam muito quentes em Floripa e havia decidido não ir. Graças a amigos ciclistas, fui convencida e encarei a SRR pela sétima vez! Saímos na madrugada do dia 14 de janeiro em duas vans cheias de ciclistas ansiosos pela aventura na SRR, num desafio organizado também pelo Floripa Bike Club Experience. Como na minha primeira vez na SRR, a temperatura parecia atingir o grau máximo do calor da região. Sentia o sol esquentar bastante as minhas costas e quase desejei desistir na metade da subida. Na companhia de dois ciclistas queridos que são pai e filha, continuei a pedalada. Pedi a Deus para o clima ficar mais ameno. Pai e filha resolveram descer e passei a subir sozinha. Deus atendeu o meu clamor e a temperatura foi se tornando agradável. Obrigada, Senhor! No entanto, eu estava atrasada em relação aos demais ciclistas. Assim, não alcancei o Mirante de Bom Jardim da Serra, pois decidi descer assim que eu cruzasse com a van retornando ao ponto de partida, onde tomamos banho e almoçamos. Embora não tenha ido até o mirante, fiquei muito satisfeita por conseguir subir os trechos mais difíceis.



Resultados:
Urubici – 26/11/2022 – 29,17 km e 354 metros de ganho de elevação
Organização: @floripabikeclub @fbc_experience
Transporte: @vinatturismo
Serra do Rio do Rastro – 14/01/2023 – 47,09 km e 1.311 metros de ganho de elevação
Organização: @floripabikeclub @fbc_experience
Transportes: @vinatturismo @denilsonmadruga
- 27/02/2016 – subi e desci – dia ensolarado e muito quente;
- 19/03/2016 – subi e desci – pedal noturno e teve chuva em alguns momentos;
- 29/01/2017 – subi e desci – nublado e clima agradável;
- 24/09/2017 – somente subi – muita neblina e chuva no final da subida;
- 02/04/2022 – somente subi – chuva e nevoeiro;
- 24/09/2022 – subi e desci – dia ensolarado, sem neblina e clima agradável;
- 14/01/2023 – subi e desci – dia ensolarado, muito quente, mas a temperatura amenizou nos trechos mais difíceis.
Sabendo mais
O Floripa Bike Club costuma realizar pedal solidário no final do ano. Neste ano os ciclistas conseguiram doações de bicicletas usadas e compraram presentes a fim de ajudar crianças e adolescentes carentes da região norte da ilha de Florianópolis. Assim, no dia 17 de dezembro de 2022, participei do pedal solidário rumo ao Kartódromo da cidade, no bairro Vargem do Bom Jesus, para celebrar a entrega das bicicletas doadas (todas reformadas) e presentes às crianças e adolescentes do Projeto Ciclista Cidadão (@ciclista_cidadao).
Esse dia me deixou profundamente emocionada, pois há muito o que ajudar o seu próximo. Alegrou o meu coração ver crianças, adolescentes e seus responsáveis se divertindo bastante no evento. Que sejam excelentes ciclistas! Quem sabe um deles pode vir a ser um atleta de ciclismo. Que o futuro de cada um deles seja promissor nas escolhas que fizerem na vida.

Resultado: 64,61 km e 359 metros de ganho de elevação.
Contatos do blog
Instagram: @aquelaquepedala
E-mail: aquelaquepedala@gmail.com
Luciana Vieira Visualizar tudo →
Blog que compartilha a minha alegria em pedalar. Evidente que não há só alegria, porque sabemos muito bem que o nosso país não valoriza os ciclistas. Melhor dizer: não pensa em todas as pessoas como os pedestres, os cadeirantes e os idosos. Além das experiências de minha vida como ciclista, este espaço trata sobre outros temas, mesmo não tendo relação com a bike. Dou um alerta: o fato de gostar de pedalar não significa que sou especialista nessa temática. Aqui são histórias, opiniões, relatos, o que vier da minha mente e eu julgar interessante de contar. Na primeira postagem deste blog, convido a ler sobre o motivo de se chamar Aquela que pedala. Quem escreve? Sou a Luciana Vieira, tenho deficiência auditiva e moro em Florianópolis/SC. Atuo como assistente administrativa em empresa federal de energia elétrica e, desde 2013, procuro usar a bicicleta para me deslocar ao trabalho. Comunicação Social com habilitação em Jornalismo é a minha formação acadêmica e não exerço a profissão. Sempre gostei de escrever e já tive o prazer de dar uma de escritora em blogs de amigos como o Máquina de Letras. Mais segura em escrever e expor no meio virtual, decidi ter o meu próprio cantinho. E assim Aquela que pedala vem a ser a varanda de meus escritos. Sugestões, opiniões, críticas? Escreva para o e-mail aquelaquepedala@gmail.com
Bom dia! Em 24/09/2017, tivemos o prazer de subir a Serra do Rio do Rastro juntos. Parabéns para nós. Saudade
Eu me lembro, André! Também de uma foto lindona que o Vinícius tirou de você na SRR. Grande abraço! E bora pedalar!