Bom Retiro

Quem vem do litoral, Bom Retiro é a primeira cidade da Serra Catarinense, o “hall” de entrada para penetrar nas belezas estonteantes de suas regiões. Sempre digo: não há lugar feio. O que deixa a desejar é a falta de cuidado com o meio ambiente em que se vive. Apesar de ser vizinha de Urubici, não conhecia a cidade de Bom Retiro e seu belo interior.

Como conheci Bom Retiro? Pedalando, é claro! Outra coisa que falo constantemente: só a bike mesmo para me proporcionar a oportunidade de explorar novos lugares. E a chance surgiu com o convite de amigos ciclistas. Sim, conheci-a pedalando na companhia de uma galera sensacional! Por volta das 5 horas do sábado de 18 de maio, saímos de van rumo à segunda edição do Pedal do Churrasco, uma das atrações da XIV Festa Estadual do Churrasco em Bom Retiro. O evento ocorreu de 17 a 19 de maio no Parque de Exposições Dieter Hornung. Chegamos ao local da concentração e tomamos café da manhã oferecido gratuitamente no Clube dos Idosos. Caía uma chuva fina e nos preparamos para a empreitada do dia. Havia muitos tropeiros, pois uma cavalgada também fez parte da programação do evento. Os tropeiros tinham o maior número de participantes no festival. Quando o passeio começou, tomamos trajetos diferenciados.

01.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala
Galera animada aguardando o início do pedal.
02.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala
Ao fundo, os tropeiros. Foto: Luciana Vieira

O lenço e o capuz do corta-vento protegeram muito bem os meus aparelhos auditivos. Encaramos a chuva fina com cuidado, parceria e muita alegria. A chuva era de “lavar a alma”. Se não fosse a minha deficiência auditiva, talvez eu seria mais ousada, mais aventureira para pedalar em qualquer condição climática. Adoro tomar banho de mar com chuva, desde que sem raios e relâmpagos. É tão bom sentir os pingos no rosto e no corpo, pois parecem que eles estão me massageando. No dia do pedal, não teve trovoadas. Em alguns momentos, a chuva parou e os raios solares teimaram em dar a sua cara.

03.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala_Josiane_Ferretti
Chuva de felicidade! Foto: Josiane Ferretti
04.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala_Josiane_Ferretti
Pedal com lama! Foto: Josiane Ferretti

Pedalamos pelas regiões de Matador, Emboque, Costão do Frade, Costãozinho e Guarda Velha, com apoio em todo o percurso e pausas para reagrupamento e lanche. A maior parte do trajeto foi em estrada de terra, o tipo de pista que adoro, e terminamos o passeio no centro da cidade. Fomos ao Parque das Exposições, onde almoçamos e curtimos algumas atrações da Festa do Churrasco.

05.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala
Na Cachoeira Costãozinho.
06.Bom_Retiro_Aquela_que_pedala
A delícia de pedalar em estrada de terra. Foto: Luciana Vieira

A chuva e a lama não tiraram o brilho do passeio. Apreciamos as belezas de cada pedaço do lugar e um cachorro nos acompanhou correndo alegremente. Perguntei se era de algum ciclista e ninguém sabia. Porém, ele era forte e bem cuidado, certamente de um morador do local. Foi impressionante ver o desempenho dele! O tempo todo eu fiquei longe e atrás dele só para curtir as suas peripécias. Depois não o vi mais… O aplicativo Strava não funcionou, mas o percurso todo resultou em aproximadamente 32 km. Só não tenho ideia de como ficou a altimetria. Havia subidas que me exigiu muito esforço e, mesmo assim, não precisei empurrar a bike (ai, que felicidade!). Apenas parei na metade de um morro a fim de tirar o corta-vento e, na sequencia, continuei subindo. Eita, calorão que me deu!

A cidade escolheu adequadamente o seu nome. De fato, tive um retiro muito bom! Quero pedalar lá de novo! Uhull!

Sabendo mais:

Código de Trânsito Brasileiro (Lei n. 9.503 de 23 de setembro de 1997)

Art. 201

Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:
Infração – média;
Penalidade – multa.

07.Bom_Reitiro_Aquela_que_pedala
Distância adequada para dar segurança e proteger vidas! Foto: Luciana Vieira

 

Outros lugares

Luciana Vieira Visualizar tudo →

Blog que compartilha a minha alegria em pedalar. Evidente que não há só alegria, porque sabemos muito bem que o nosso país não valoriza os ciclistas. Melhor dizer: não pensa em todas as pessoas como os pedestres, os cadeirantes e os idosos. Além das experiências de minha vida como ciclista, este espaço trata sobre outros temas, mesmo não tendo relação com a bike. Dou um alerta: o fato de gostar de pedalar não significa que sou especialista nessa temática. Aqui são histórias, opiniões, relatos, o que vier da minha mente e eu julgar interessante de contar. Na primeira postagem deste blog, convido a ler sobre o motivo de se chamar Aquela que pedala. Quem escreve? Sou a Luciana Vieira, tenho deficiência auditiva e moro em Florianópolis/SC. Atuo como assistente administrativa em empresa federal de energia elétrica e, desde 2013, procuro usar a bicicleta para me deslocar ao trabalho. Comunicação Social com habilitação em Jornalismo é a minha formação acadêmica e não exerço a profissão. Sempre gostei de escrever e já tive o prazer de dar uma de escritora em blogs de amigos como o Máquina de Letras. Mais segura em escrever e expor no meio virtual, decidi ter o meu próprio cantinho. E assim Aquela que pedala vem a ser a varanda de meus escritos. Sugestões, opiniões, críticas? Escreva para o e-mail aquelaquepedala@gmail.com

6 comentários Deixe um comentário

  1. Legal Luciana. Pelo seu relato e também pelos comentários dos demais integrantes do grupo que foram com você na Van, deve ter sido muito bom mesmo. Ano que vem, se Deus quiser, estaremos pedalando juntos por lá. Continue escrevendo suas aventuras. Abraço

  2. Nossa minha correria está tão grande que somente hoje dia 12/06/19 estou conseguindo ler e prestigiar pôr fazer parte desta história! Foi muito bom o pedal em Bom Retiro mesmo eu adoro pedalar na Serra Catarinense, em Walfredo Vagner, Rio Rufino oque tiver de pedal pode me chamar que na medida do possível estarei indo! E obrigado pela companhia no pedal Luciana

    • Leandro querido, somente hoje estou lendo o seu comentário e também vivo na correria. Foi tão bom ter a sua companhia e parceria no pedal em Bom Retiro! Vamos pedalar mais vezes juntos em mais lugares tão belos por aí! Um grande abraço da Lu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: